É POSSÍVEL INSTALAR A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM IMÓVEL RURAL?

Sim, a Energia Solar Fotovoltaica pode ser instalada em imóveis rurais e vem se tornando uma ótima opção para aqueles que desejam reduzir as contas de energia e ajudar o meio ambiente.

Existem dois tipos de sistemas, o on grid e o off grid e a escolha por cada um deles depende de um fator principal: se o imóvel possui ou não ligação com a rede elétrica.

SISTEMA FOTOVOLTAICO ON GRID

Esse sistema é indicado para imóveis que possuem ligação com a rede pública de distribuição, seu principal benefício é a liberdade e a segurança proporcionados. Nos momentos onde a produção de energia é baixa, ele estará pronto para utilizar a rede elétrica da distribuidora, e quando a produção estiver alta, o excedente será repassado para a rede pública, retornando em forma de créditos solares que poderão ser usados em até 60 meses.


Outra vantagem é que ele não precisa de baterias, por isso sua instalação se torna mais acessível.

Agende um Orçamento

Solicite uma avaliação gratuita

SISTEMA FOTOVOLTAICO OFF GRID

A principal diferença do Sistema Fotovoltaico Off grid é que ao invés de receber e enviar energia para a rede de distribuição, ele possui uma bateria própria responsável por armazenar toda a energia produzida.

Esse sistema oferece ao consumidor total independência, sendo ideal para lugares mais remotos que não tem acesso à alimentação elétrica por outras vias ou para aqueles que desejam maximizar a economia na conta de luz.

Entretanto, sua instalação costuma ser mais custosa e não é acessível para todos. 

Independente do tipo de Sistema Fotovoltaico escolhido, a energia solar continua sendo bastante vantajosa, já que ela se utiliza de uma fonte de energia inesgotável e limpa que abastecerá o imóvel rural sem prejudicar o planeta.

Além disso, optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica é uma ótima alternativa para aumentar a produtividade e diminuir os custos com energia. 

E COMO A ENERGIA SOLAR PODE AJUDAR A AGRICULTURA NACIONAL?

Hoje no Brasil, o setor agrícola compõe aproximadamente 5% do PIB brasileiro, sendo o principal responsável por cerca de R$ 100 bilhões em volume de exportação e por fornecer alimento para mais de 211 milhões de brasileiros.

Apesar desse número bastante expressivo e significativo, com os altos preços da energia elétrica, que só vem aumentando nos últimos tempos, essa alta pode reduzir a produtividade do setor agrícola e acabar trazendo prejuízos ao invés de lucro.

Diante disso, a energia solar pode ser uma ótima alternativa para minimizar prejuízos, contribuindo através de:

REDUÇÃO NOS CUSTOS DA ENERGIA PARA IRRIGAÇÃO

Em muitas regiões do país, o acesso à água é escasso ou muito caro para realizar o serviço de irrigação, o que prejudica o plantio, uma vez que esse recurso é extremamente importante.

Com a utilização da energia solar, esse bombeamento para irrigação poderá ser feito com a energia gerada através do sistema, oferecendo assim uma alternativa muito mais barata e sustentável para a realização desse processo.

MAIOR ECONOMIA NOS CUSTOS DE ENERGIA NA MANUTENÇÃO DAS CULTURAS DE ANIMAIS

Galpões para cultura de gado e aves podem ser climatizados com a energia produzida sem que haja necessidade de uma conexão com a rede elétrica.

FIM DO USO DOS GERADORES DE COMBUSTÍVEL

Por meio da geração de energia solar, não haverá mais a necessidade do proprietário rural de utilizar os geradores, e por sua vez, comprar combustível para gerar energia via combustão, o que irá reduzir e muito os seus custos.

MAIORES CHANCES DE INVESTIR EM INSUMOS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

A economia de energia elétrica é o ponto chave para que as pessoas optem pela instalação da energia solar, uma vez que é possível reduzir em até 95% sua conta de luz. Diante de toda a economia trazida pelo sistema, o agricultor poderá realizar investimentos que otimizem a sua produção, assim como insumos e maquinários agrícolas.

MAIOR INCENTIVO DO GOVERNO FEDERAL

Lançado em Julho de 2021 pelo Governo Federal, o Plano Safra que visa apoiar a produção agropecuária nacional é uma linha financeira que incentiva os agricultores na adesão de tecnologias de energia sustentáveis, assim como a energia solar, com o objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e agregar valor à produção agrícola.

MAIOR EQUILÍBRIO ENERGÉTICO MUNDIAL

De acordo com o relatório emitido pelas Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em 2015 os alimentos produzidos pelo setor agrícola foram responsáveis por 30% da demanda energética em todo o mundo. Sendo assim, um número muito menor de pessoas irá consumir a energia fornecida pelas hidrelétricas, reduzindo drasticamente o valor da conta de luz da população como um todo.

Tem alguma dúvida sobre energia solar fotovoltaica em áreas rurais

Leiam também
Vieira Energia Solar - Economia de 95% de Retorno e 4 Anos

O que é Energia Solar?

A energia solar é proveniente da luz e do calor do Sol, os quais são convertidos em eletricidade. Existem dois tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica.

Leia Mais »

Agende um Orçamento

Solicite uma avaliação gratuita